Abertura para o outro é o grande desafio do chamado.

22/09/2010 10:50

 

Abertura para o outro é o grande desafio do chamado.

Sem abertura não é possível vocação alguma, pois constitui dom e carisma recebidos para o bem comum (ICor 12,7). Na acolhida do outro, no serviço fraterno, nos atritos normais que a convivência suscita, vai-se amoldando a vocação. Não existe realização vocacional sem esse acolhimento.

"Quem é o meu próximo?", perguntou um certo legalista a Jesus (Jo 10,29). O Senhor nos ensinou que o próximo é todo aquele que está perto de nos, no dia-a-dia de nossa vida.

Para o jovem os mais próximos serão os membros da comunidade religiosa na qual ingressou. A abertura para os outros, porém, já deve começar na própria casa, com seus familiares e amigos. O acolhimento não constitui apenas um ato humano; e também atitude evangelizadora. Para São Paulo, essa acolhida tem um nome: caridade. "A caridade tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (I Cor 13,8).

Na sequência, o próximo a ser amado e a pessoa com quem desenvolve o apostolado, a comunidade onde atua, as pessoas que passam em seu caminho. Ele não terá medo de enfrentar os desafios. Ao contrário, as dificuldades indicarão em que direção o serviço apostólico deve caminhar. O Missionário Servo do Senhor (o Frade Servitano) será, por excelência, homem de fronteira, capaz de inaugurar novas formas de serviços, a exemplo de Cristo. Terá um coração sem preconceitos; será um irmão universal.

Nós, Missionários Servos do Senhor (Freis Servitanos) temos três lugares na nossa espiritualidade Cristocêntrica, Marial e Eclesial, que nos trazem a graça de Deus.

1º- Presépio (Encarnação);

2º- Cruz (Redenção);

3º- Eucaristia (Vida- Ressurreição).

 

Estudo da Bíblia.

Obs.: ler um capítulo por dia

1º Qual a promessa de Deus para mim?

2º Qual é a ordem que Deus tem para mim (ex.: seja feita a tua vontade)?

3º Qual é o princípio de boas maneiras que Deus tem prá mim (ex.: os últimos serão os primeiros)?

4º Qual a mensagem que Deus tem para mim (ex.: alegrai-vos. Seja confiante!)?

5º Como vou praticar esta palavra hoje?

 

Eunápolis, 16 de janeiro de 2008

Dom José Edson Santana Oliveira.

30 anos da ordenação sacerdotal