CO-PATRONO

            Como nosso carisma tem especial atenção pelos ciganos, temos no beato Cefferino Jimenez, nosso co-patrono, ele que é o primeiro beato cigano! Ele nos inspira na devoção à Maria, Mãe e Serva na recitação do santo terço. Em sua biografia consta que foi um grande divulgador da devoção a Nossa Senhora por meio de tal ato. E ao ser martirizado, o terço fazia-se presente em seu bolso.

 

FUNDAÇÃO

            O Instituto Missionário Servos do Senhor, fundado em 08 de setembro de 2005, nasceu do desejo de Dom José Edson Santana Oliveira em aumentar a família religiosa servitana a serviço dos mais desassistidos, em especial, os nômades (os ciganos), uma vez que ainda padre em Feira de Santana(BA), fundou o ramo feminino, as Servas do Senhor.

           

PRIMEIRO PRIOR GERAL

Para tal empreendimento Dom Edson, nosso fundador, contou com a colaboração do padre Severino do Ramo Gomes do Nascimento(MG), que veio tornar-se o primeiro prior geral, padre Claudio Florentino Alves(AL) junto a mais cinco jovens seminaristas ansiosos por se tornarem sacerdotes para o serviço da Igreja.

           

  

PRIMEIRAS PROFISSÕES

            A 08 de setembro de 2005, data da fundação do IMSS, na Paróquia Santa Isabel, em Eunápolis(BA), deram-se as primeiras profissões dos que, juntos a Dom José Edson, deram início ao Instituto, bem como a constituição da primeira diretoria, são eles: Frei Severino(MG); Frei Claudio(AL); Frei José Carlos(AL); Frei Amarildo(RJ); Frei Jarilson(AL); Frei Cícero(AL); Frei Fábio(GO). Deu-se também a investidura dos mesmos no Hábito, veste própria do Religioso.

 

PRIMEIRAS ORDENAÇÕES

Em 01 de outubro de 2005, na Paróquia São João Batista,em Itabela-BA, Dom Edson ordena então os primeiros Missionários Servos do Senhor: Frei José Carlos e o Frei Amarildo são ordenados presbíteros e Frei Jarilson é ordenado diácono.

 

PRIMEIROS PASSOS DO IMSS

Com Frei Claudio, em Itabela(BA) vão morar os professos Amarildo(RJ), José Carlos(AL) e Jarilson(AL).

Frei Severino fica morando em Eunápolis, naquela que tornou-se a casa geral do Instituto, dando assistência à Quase-Paróquia Santa Isabel. A ele coube a missão de acolher os primeiros que aparecessem a fim de tornarem-se Servos do Senhor.

Em 2005, Leonardo, Ivan[1] e outros, são transferidos de Ilhéus para o Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra-SP, para concluírem a Teologia, enquanto que Fábio e Cícero como faltava pouco, permaneceram em Ilhéus.

Frei Amarildo Queiroz Blanc,MsS permanece em Itabela, mas assume a administração da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Monte Pascoal e Frei José Carlos Emanuel,MsS vai morar em Guaratinga-BA, assumindo a administração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Assim já são três fraternidades, com a casa geral. Frei Jarilson, também permanece em Itabela.

No natal de 2005, data significativa para o Instituto, pois se celebra o nascimento de Jesus Cristo, que se faz Servo por amor, já havia um grupo de vários aspirantes almejando o ingresso no Instituto.

Desta forma, em janeiro de 2006, é enviado para SP, um grupo de 13 rapazes, cursando seja o propedêutico, a filosofia ou a teologia, como postulantes do IMSS, mais o já professo Frei Leonardo Soares Barcelos,MsS. O outro grupo menor permanece em Eunápolis, pois já possuem o curso de teologia completo.

Em fevereiro deste ano é ordenado sacerdote o diácono Jarilson, na Catedral de Eunápolis, que em março torna-se mestre de noviços da primeira turma, Adilson e Givanildo, indo morar na casa geral.

 

PRIMEIRAS LÁGRIMAS DO IMSS

            Em 26 de julho de 2006 o IMSS derrama suas primeiras lágrimas, oriundas de sua primeira perca. Frei Severino deixa-nos, após alguns dias de sofrimento junto aos confrades, indo de encontro do Pai, para lá interceder pelo Instituto.

            Em julho são enviados para o Paraná, dois postulantes do IMSS, fechando o ano só com um, Luis Eduardo(BA).

 

SEGUNDO PRIOR GERAL

    Com a morte de Frei Severino, assume o priorado geral, em agosto de 2006, o então mestre de noviços, Frei Jarilson da Silva Tavares,MsS.

 

 

  

FINAL DE 2006

            Dos 14 postulantes que foram para São Paulo, fecham o ano apenas 09, tendo como concludentes, Frei Leonardo e Valdo, este ingressa no noviciado (Escola Apostólica) em 2007. Em dezembro os postulantes realizam sua missão de férias em Itabela e na diocese de Ilhéus.

 

O ANO DE 2007

            Em janeiro de 2007 é enviado para São Paulo, um grupo de 14 postulantes, nos moldes de 2006, bem como Luis retorna para o Paraná, e posteriormente, um outro grupo de 04 postulantes vai estudar no Mosteiro Santa Cruz em Anápolis-GO. Já em fevereiro de 2007 são ordenados mais dois padres, Freis Cícero e Fábio. O primeiro, que já morava em Itabela, passa a assumir a Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o último permanece em Guaratinga, agora como sacerdote da Igreja.

            No mês de março fazem a profissão Freis Givanildo e Adilson, que são ordenados diáconos em abril juntos ao Frei Leonardo, e ingressam na Escola Apostólica os jovens Valdo(AL), Denílson(MG), Reginaldo(BA) e Julio(SP).

            Em 31 de agosto, na cidade de Ipatinga-MG, deu-se a ordenação presbiteral do Frei Adilson. Em 07 de setembro as dos Freis Givanildo e Leonardo, em Itabela-BA. Agora já são nove padres! Estamos crescendo, expandindo nossa missão.

            Frei Leonardo é provisionado como administrador da Quase-Paróquia Nossa Sra. de Fátima em Monte Pascoal, substituindo ao Frei Amarildo e Frei Givanildo como administrador da Quase-Paróquia Santa Isabel, em Eunápolis e vice-mestre da Escola Apostólica. Frei Jarilson, permanece como o primeiro responsável da mesma e apenas administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, também em Eunápolis.

            Em setembro, constituiu-se a primeira fraternidade não-formativa, fora de Eunápolis. Agora em Goiás, na diocese de São Luiz dos Montes Belos. Para lá foram Frei Adilson e Frei Amarildo.

            Em dezembro conclui sua formação em São Paulo o postulante Eduardo Santos, tornando-se assim, candidato ao noviciado em 2008.

 

O ANO DE 2008

            Neste ano o IMSS dá um novo passo em sua formação, envia um grupo maior para estudar no Mosteiro da Santa Cruz em Anápolis-GO, mais ou menos 15, no correr do ano alguns destes são encaminhados a outros projetos. Para São Paulo retornam os do ano anterior mais cinco novos candidatos, bem como Luiz retorna ao Paraná para dar seguimento à sua formação.

            Na Escola Apostólica ingressam os jovens Eduardo(BA), mais os que chegaram já com a formação acadêmica concluída Miguel(AL) Fausto (MG) e Lucemar(SP). Dos que compunham a Escola em 2007, Frei Valdo realiza sua primeira profissão a 25/03, Frei Júlio, faz uma profissão especial, dado que ainda está por concluir o curso de teologia, para o que fora enviado para Anápolis, Frei Reginaldo, por problemas de saúde, desligou-se do Instituto ainda em 2007, e a Frei Denilson, foi pedido mais seis meses na Escola Apostólica, vindo a professar apenas em agosto.

            Frei Valdo fora ordenado diácono em 01 de maio e presbítero em 01 de outubro. Com a ordenação presbiteral assume a administração da paróquia São João Batista, em Itabela e Frei Claudio é transferido para Guaratinga.

            Frei Denilson realiza sua primeira profissão no IMSS a 08 de agosto, memória de São Domingos e é ordenado diácono a 13 de setembro.

            Em setembro Frei Adilson e Frei Amarildo retornam a Eunápolis, e em seguida Frei Adilson e Frei Denilson dão início a uma nova fraternidade em Trancoso (Paróquia São João Batista) e Frei Amarildo retorna para Itabela, ficando como vigário da Paróquia Nossa Sra. Aparecida, junto ao Frei Cícero.

            Em dezembro conclui sua formação em São Paulo o postulante Antoniel de A. Peçanha, tornando-se assim, candidato à Escola Apostólica em 2009. Neste mês chegam para as missões de férias, todos os postulantes vindos de Goiás, São Paulo e Paraná, bem como os neocandidatos que se encontram em nossas fraternidades e que foram chegando ao correr do ano, seja para a Escola Apostólica, seja para darem seguimento ou início à formação acadêmica.

            A confraternização de natal de toda família missionária servas e servos do Senhor deu-se neste ano na casa da Pastoral da Criança, em Guaratinga, sob a coordenação de Frei José Carlos e seus confrades naquele período.

 

 O ANO DE 2009

            Da mesma forma que no ano anterior os neopostulantes junto aos demais, após suas respectivas experiências primeiras em nossas fraternidades e missões de férias foram encaminhados para São Paulo (8), em janeiro; para Goiás (18) e Paraná (1), em fevereiro.

            O mês de janeiro foi de algumas festas no IMSS, primeiro a mudança de data para ingresso na Escola Apostólica, de 25 de março para 18 de janeiro, data esta de aniversário de ordenação sacerdotal de nosso pai-fundador Dom José Edson. Tal mudança se deu pelo fato de se proporcionar aos postulantes estarem presentes nestas festas, que marcam a caminhada histórica do IMSS. Assim, ingressaram na mesma Frei Antoniel(ES) junto aos que chegaram já com formação acadêmica concluída, Romão(CE), José(PE) e Sidônio(MG). E em 24 de janeiro foi ordenado presbítero Frei Denilson de Freitas, na Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora.

            Em março, Frei  Denilson, até então Vigário em Trancoso, assume a administração da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabela passando a residir na Fraternidade São João Batista na mesma cidade, para a qual é transferido Frei Amarildo. Frei Givanildo é nomeado Vigário da Catedral.

            Em maio são ordenados diáconos Frei Miguel, que continua a morar na fraternidade de Itabela; Frei Lucemar e Frei Eduardo, em Trancoso.

            No mês de junho há um remanejamento de alguns frades. Frei Adilson é transferido de Trancoso para Itabela, onde assume a administração da Paróquia Senhora de Fátima, em Monte Pascoal; Frei Leonardo é transferido para Trancoso, onde é nomeado pároco da Paróquia São João Batista, primeiro Missionário Servo do Senhor a receber este ofício na diocese. Freis Lucemar, Amarildo e Eduardo permanecem em Trancoso, porém, os dois últimos ficam responsáveis pela região de Itaporanga, devendo toda semana estarem alguns dias em Trancoso juntos aos outros frades para a devida convivência fraterna, conforme Circular de nosso fundador-prior Dom José Edson.

            Frei Denilson assume como prior em Itabela e Frei Leonardo em Trancoso tendo Frei Eduardo como vice. Quanto ao priorado dos postulantes, assumem tal função os respectivos priores de cada fraternidade onde houver os mesmos.

            Ainda em 25 de junho Frei Givanildo viaja à Roma para um curso de formadores, na cidade Leggiuno, junto aos Legionários de Cristo. Para substituí-lo em seus respectivos ofícios até seu regresso em 15 de agosto próximo, é nomeado Frei Fábio.

            Na primeira quinzena de agosto, Frei Givanildo retorna de Roma, razão pela qual retoma suas atividades.

            A 29 de setembro os quatro noviços acompanhados pelo Frei Eduardo, viajam para a cidade de Valença/BA no propósito de fazerem um trabalho missionário junto à Comunidade de Serra Grande e adjacências tendo em vista a ordenação presbiteral de Frei Eduardo, ocorrida a 07 de outubro, evento tal que “parou” o distrito de Serra Grande.

            A 29 de outubro são ordenados presbíteros na paróquia São João Batista em Itabela Frei Miguel e Frei Lucemar. Tanto estas quanto a anterior foram presididas pelo nosso fundador-prior Dom José Edson.

            No mês de novembro, atendendo às necessidades da diocese de Eunápolis/BA, constitui-se nova fraternidade no Bairro Juca Rosa em Eunápolis, para a qual foram designados Frei Claudio e Frei Jarilson, tendo este último como prior local. O mesmo passa a ser também o administrador da Paróquia São José concomitante à Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Frei Claudio fica como Vigário em ambas.

            Em dezembro conclui sua formação em Anápolis Frei Júlio César Bueno, que ainda está por concluir a Escola Apostólica, mas por deliberação do Conselho, vai reiniciá-la junto aos novos aprovados para mesma, Higor, Eduardo e Reginaldo Ezequiel, com início em 18 de janeiro de 2010. Neste mês, como de costume, chegam para as missões de férias, todos os postulantes vindos de Goiás, São Paulo e Paraná, bem como os neocandidatos que se encontram em experiência em nossas fraternidades.

            Por necessidade diocesana, a 06 de dezembro constituiu-se nova fraternidade na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Belmonte, para a qual fora designado, ainda só, Frei Denilson, que assume como prior local e administrador da citada paróquia, sendo transferido da fraternidade de Itabela que passa ter a Frei Miguel como novo prior.

            A confraternização de natal de toda família missionária servitana deu-se, neste ano, na fraternidade Tenda São João Batista, de Itabela.

 

O ANO DE 2010

            Como nos anos anteriores os neopostulantes junto aos demais, após suas respectivas experiências primeiras em nossas fraternidades e missões de férias foram encaminhados para São Paulo (9), em janeiro; e Goiás (7) e Paraná (5), em fevereiro.

            O mês de janeiro é como que o mês de festas para IMSS, pois o dia 18 é a data de aniversário de ordenação sacerdotal de nosso pai-fundador Dom José Edson. Assim, fixou-se nesta data o dia das profissões religiosas ordinárias e então neste ano deu-se a primeira profissão de Frei Antoniel(ES), Frei Romão(CE), Frei José(PE) e Frei Sidônio(MG); bem como o ingresso na Escola Apostólica de Frei Reginaldo Ezequiel(PB), Frei Higor(PA), Frei Eduardo Quintella(MG) e Frei Júlio(SP). Respectivamente os que professaram foram designados para as fraternidades de Itabela, Trancoso, Belmonte e Eunápolis (Casa Mãe). Frei Sidônio,MsS assume o como mestre do postulantado.

            No mês de abril, dia 05, todos os frades do IMSS e postulantes em experiência, celebraram a Pascuela – dia de confraternização – numa praia em Trancoso. 

 

TERCEIRO PRIOR GERAL

    Ainda em reunião extraordinária, datada de 27 de abril, Frei Givanildo Lovo Pires,MsS foi feito Prior Geral interino, até a realização de Assembleia Capitular.

           

 

 SEGUE O ANO DE 2010

            Em junho, por razões pastorais diocesanas, nosso novo prior, no uso de suas atribuições, constituiu nova fraternidade em Itaporanga, distrito de Porto Seguro para a qual designou Frei Romão e Frei Eduardo Santos, este feito prior local; além de transferir Frei Antoniel para a fraternidade de Belmonte, após solicitação do prior local da mesma.

            Durante o mês de junho e início de julho, Frei José, de Belmonte e Frei Lucemar, de Trancoso, estiveram em “missão” na Paróquia São José – Diocese de Garanhuns (PE) atendendo a um pedido de Monsenhor Geraldo, amigo de nosso pai-fundador Dom José Edson, por razão de doenças daquele.

            No mês de setembro dá-se início à primeira visita canônica às fraternidades e Conselhos Paroquiais das Paróquias assistidas pelo IMSS, com equipe formada por Frei Givanildo, prior geral, acompanhado de Frei Denilson (secretário) e Frei Lucemar (ecônomo). As mesmas culminaram numa reunião do Conselho Geral do IMSS a 13 de novembro na Casa Mãe, donde se deliberou as mudanças que seguem: Frei Romão e Frei Eduardo despedirão-se de Itaporanga e irão para Guaratinga onde Frei Romão assumirá como prior a partir de fevereiro de 2011; Frei Fábio será transferido para a fraternidade Itabela, feito Vigário da Paróquia São João Batista; Frei José para Trancoso onde assumirá como prior local; tal como Frei Lucemar para o Juca Rosa; Frei Antoniel permanece em Belmonte vindo a assumir como prior; Frei Claudio é transferido para a Casa Mãe.

            A 25 de dezembro na Solenidade da Encarnação do Verbo, na Capela da Casa Mãe, recebem os Ministérios de Leitor e Acólito os freis Antoniel, Romão, José e Sidônio, com Missa presidida pelo nosso Fundador Dom José Edson, seguida da confraternização de toda família servitana.

 

O ANO DE 2011

            Como já consta em nosso calendário, no dia 18 de janeiro,na paróquia Santa Isabel celebraram sua primeira profissão religiosa Frei Júlio, designado para a fraternidade de Trancoso e Frei Reginaldo Ezequiel, designado para Belmonte; bem como ingressaram na Escola Apostólica os jovens Antonio Montenário, Antonio Carlos, Luiz Eduardo, Lucas Daniel, Flaviolândio, Junio Ferreira, Francisco Bezerra e Ivanilton Oliveira.

            Na Solenidade da Conversão de São Paulo, 25 de janeiro, na Catedral Diocesana Nossa Senhora Auxiliadora, são ordenados Diáconos, pela imposição das mãos de Dom José Edson, os freis Antoniel, Romão, José e Sidônio. E a primeiro de fevereiro, respectivamente, foram feitos Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Belmonte; Vigário da Paróquia Nossa Sra. da Imaculada Conceição, em Guaratinga e Quase-paróquias da mesma cidade; Vigário da Paróquia São João Batista em Trancoso e Administrador da Quase-paróquia São Brás em Itaporanga e Administrador da Quase-paróquia Santa Isabel, em Eunápolis.



[1] Este, estando em SP, após conversar com o bispo ingressa na diocese de Eunápolis.