Missão – impulso profético que testemunha o amor de Deus

04/11/2010 15:47

 

Todo discípulo de Cristo carrega dentro de si uma boa nova para todas as gentes em todos os lugares e no mês de outubro os postulantes Servos do Senhor levaram esse testemunho a diversas pessoas das paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Itabela e São João Batista, em Trancoso. Foi uma experiência positiva que contribuiu tanto para o crescimento dos Missionários como para o do povo de Deus nas paróquias supracitadas.

A missão hoje encontra espaço tanto nos locais longínquos como em ambientes cotidianos. É por isso que a presente missão servitana atingiu o cotidiano das pessoas. De casa em casa foram abençoando as famílias e partilhando a Palavra de Deus, rezando com elas e lembrando-as do compromisso com Deus e com sua Igreja. Os Missionários tentaram fazer das famílias um território de Missão, no sentido de ao sair das comunidades deixá-las conscientes de que todos são chamados a serem Missionários por meio da vivência do Batismo, da oração constante, da leitura assídua da Palavra de Deus e de uma vivência sacramental comunitária, forte e ativa.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, os Missionários foram divididos dois a dois para as comunidades e lá passaram oito dias, sendo fermento na massa. Durante a permanência nas mesmas, celebravam a Palavra de Deus e visitavam todas as famílias. Em algumas era perceptível a sede da Palavra de Deus, bem como a transparência de alegria no rosto daqueles que os acolhiam. Os Missionários fizeram-se um deles para conquistá-los para Cristo. Ali a missão foi concluída com o encerramento da festa de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

Já em Trancoso os Missionários ficaram hospedados em um único lugar e todos os dias, às seis horas da manhã, havia uma caminhada penitencial, sempre saindo da casa de um enfermo para outra. Os Missionários, durante o dia, saíam para visitas às famílias e em muitas casas as pessoas se emocionavam com a chegada dos mesmos. À noite sempre havia um momento celebrativo com uma programação variada (celebração penitencial, celebração da luz, cinema católico, adoração ao Santíssimo Sacramento, noite cultural, louvor e Missa de encerramento no dmingo24/10) na igreja de Nossa Senhora das Graças, onde os missionários tomavam as refeições. No dia 25 houve um momento de lazer para os missionários.

Foi uma experiência que nos proporcionou uma comunhão com nossos irmãos sacerdotes (freis Miguel, Leonardo e Lucemar) e com o povo de Deus para firmar em nós a convicção daquilo que é nossa identidade, discípulos e missionários do Senhor. Assim, somos impulsionados a sermos profetas, que nos tempos modernos, testemunham o amor misericordioso do Senhor em toda a terra.

Por José Francisco dos Santos (postulante em Eunápolis/BA)