A Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida está situada na cidade de Itabela, às margens da BR 101, entre as cidades de Eunápolis, Itamaraju e Guaratinga.

Vendo a necessidade de ter mais apoio pastoral o povo clamou por um centro pastoral e assim, foi atendido o clamor, Frei Ricardo,OFMCap iniciou a construção do centro-catequético da então Paróquia São João Batista. Um ano depois de sua morte em 2001, padre Adriano continuou com a construção, porém, posteriormente teve a ideia de tornar esse centro pastoral em uma capela, para assim assistir melhor aquele povo, pois o bairro crescia dia após dia, e então o centro pastoral foi elevado a capela, tendo como padroeira, Nossa Senhora Aparecida, e em 2002 foi realizada a primeira festa da padroeira dirigida pelo Padre Adriano.

Estando a Paróquia São João Batista aos cuidados do padre Frei Claudio Florentino Alves,MsS, o mesmo pediu ao Bispo Diocesano, Dom José Edson que erigisse uma Quase-Paróquia. Assim sendo, “conforme o Código de Direito Canônico, a teor do Cânone 515, § 2 vimos por meio deste, declarar a ereção da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida”, fato datado de 02 de abril de 2007.

Para a nova quase-paróquia foi nomeado como primeiro administrador o padre Frei José Cícero da Silva,MsS. Este permaneceu à frente da Quase-Paróquia desde a data supracitada até março de 2009, quando pediu afastamento do Instituto Missionário Servos do Senhor, e, por consequencia, da diocese de Eunápolis. A referida Quase-Paróquia é constituída pela Igreja Matriz – Senhora de Aparecida, e pelas comunidades São Francisco de Assis, em Ouro Verde e Barra Nova, Santa Clara, Sagrada Família e Nosso Senhor do Bonfim.

Com a saída de frei Cícero, em março de 2009, assume a paróquia o Missionário Servo do Senhor, frei Denilson de Freitas da Silva,MsS, permanecendo até dezembro do mesmo ano quando é transferido para a Paróquia de Belmonte. Desta forma a Quase-Paróquia passa aos meus cuidados padre Frei Miguel Terto da Silva,MsS que ali já atuava desde minha profissão, realizando meu estágio e meu diaconado, onde permaneço até o presente, conforme a vontade de Deus e de meus superiores. De janeiro a junho de 2010 teve uma passagem rápida por nossa paróquia frei Antoniel de Almeida Peçanha,MsS dando início a seu estágio pastoral.