A Urgência de Evangelizar no Mundo Globalizado

27/04/2011 23:11

 

Mensagem para o Dia Missionário Mundial

Síntese do texto “A Urgência de Evangelizar no Mundo Globalizado”

Por Gilmar Antonio Lorenzon

 

É o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência. Por isso o mesmo convite ressoa em todos os anos na celebração do Dia Missionário Mundial.

Este objetivo reaviva-se continuamente através da celebração da liturgia, em especial da Eucaristia, que se conclui sempre evocando o mandato de Jesus Ressuscitado aos Apóstolos: Ide...(Mt)...todos aqueles que encontraram o Senhor ressuscitado sentiram a necessidade de O anunciar aos outros, como fizeram os dois discípulos de Emaús.

Todos os povos são destinatários do anúncio do Evangelho. A Igreja por sua natureza é missionária, visto que, segundo o desígnio de Deus Pai, tem a sua origem na missão do Filho e na missão do Espírito Santo (Conc. Ecum. Vat. II, Decr. Ad Gentes, 2). Consequentemente, nunca pode fechar-se em si mesma. Não podemos permanecer tranquilos com o pensamento de que, depois de dois mil anos, ainda existam povos que não conhecem Cristo e ainda não ouviram a sua mensagem de salvação. A missão Universal envolve todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas é um dom a partilhar, uma boa noticia a comunicar.

É importante que tanto cada batizado como as comunidades eclesiais se interessem pela missão não de modo esporádico e irregular, mas de maneira constante como forma de vida cristã.  A Evangelização é um processo complexo e inclui vários elementos. Trata-se de apoiar instituições necessárias para estabelecer e consolidar a Igreja... oferecer a própria contribuição para o melhoramento das condições de vida das pessoas em países nos quais são mais graves os fenômenos de pobreza. Assim através da participação corresponsável na missão da Igreja, o cristão torna-se construtor da comunidade, da paz, da solidariedade que Cristo nos concedeu e colabora para a realização do plano salvífico de Deus para toda a humanidade.

Fonte L’OSSERVATORE ROMANO, edição semanal de 29 de janeiro de 2011

Beneditus PP XVI