“De acordo com os escritos do livro Tombo da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, as Capelas que a formam hoje, pertenciam umas à Paróquia Nossa Senhora da Pena, Porto Seguro e outras a São João Batista, Itabela.

No dia vinte de março de 1999, o bispo diocesano de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira designou o Diácono Érico P. Rocha para trabalhar pastoralmente e fixar residência em Monte Pascoal. E posteriormente seria instituída a Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Marcada por uma população pobre, com deficiências em educação, saúde, emprego, saneamento básico, etc..., Monte Pascoal se depara com situações de uma realidade desigual, principalmente entre políticos enganadores sem compromisso com a comunidade e alguns ficando mais ricos e outros continuando pobres. Tem aproximadamente sete mil habitantes. É composta de onze comunidades, sem contar mais uns três pontos de Missa. Em seu território paroquial consta-se também de onze (11) aldeias indígenas que são acompanhadas e orientadas pastoral e sacramentalmente pelas Irmãs do Monte Calvário – Ir. Tarcísia,FNSMC (Filha de Nossa Senhora do Monte Calvário) e Ir. Luíza,FNSMC com o apoio da Ir. Vitória,FNSMC – destinadas a trabalhar com os índios e pelo Padre Dilson.

A Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima nestes seus 11 anos foi assistida pelos seguintes padres:

- Pe. Érico P. Rocha (20/03/1999 – 21/01/2001); - Pe. Eclério B. de Paula (21/06/02 – 06/06/03); - Pe. Francisco Saraiva (06/06/03 – 13/03/04); Pe. Frei Claudio F. Alves,MsS (13/05/05 – 30/10/05); Pe. Frei Amarildo Q. Blanc,MsS (06/11/05 – 29/10/07); Pe. Frei Leonardo S. Barcelos,MsS (30/10/07 – 20/06/09); Pe. Frei Adilson O. Silva (20/06/09 – até hoje).

Eu, Pe. Frei Adilson O. Silva,MsS, assumi a Quase-Paróquia em 20/06/09 como administrador paroquial exercendo a função de presbítero nesta sublime missão de evangelizar.

A pastoral transcorre da melhor forma possível, assistindo as comunidades rurais uma vez ao mês. Tivemos sucesso na questão de construções, o muro foi feito, faltando a frente e os portões, levantamos uma cozinha para festas e, em cima, há o projeto futuro do salão para reuniões e eventos, e ainda, a esperada casa paroquial ao fundo da igreja, e junto à cozinha, a necessária secretaria paroquial e sala de atendimento do padre.

Um grande desejo e sonho nosso é, se Deus abençoar e Dom José Edson permitir, fazer a transferência de Quase-Paróquia a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Assim me despeço agradecendo a Deus pelos nossos dons a serviço do seu Reino.”